quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Igreja Paroquial da Ponta do Pargo - São Pedro

Igreja Paroquial de São Pedro *
Ponta do Pargo

Época Construção - Séculos XVII, XVIII, XIX e XX .
Arquitecto Construtor AutorEngenheiros e mestres das obras reais Jerónimo Jorge (1609) e João António Vila Vicêncio (1790); pintor António Gouveia (1950).


Foi a capela de São Pedro, de cujo instituidor e ano de construção não temos notícia, que serviu de sede à nova paróquia. Passou por acrescentamentos e reedificações em anos que não podemos precisar. (...) Foi ordenada a sua reconstrução por mandado do Conselho da Fazenda de 20 de Julho de 1620, sendo edificada, de arrematação, no ano de 1690. No ano de 1851, fizeram-se obras importantes de reparação neste templo. Segundo tradição oral, diz-se que a igreja paroquial, nas suas construções e reconstruções, ocupou três lugares diferentes, mas sempre no mesmo Sítio do Salão. Primeiramente esteve no Pé do Pico, depois na Achada da Igreja e finalmente no lugar em que actualmente se encontra.

* Imóvel classificado de valor concelhio. Decreto n.º 129/77 de 29 de Setembro.

Intervenção Realizada


Fábrica da Igreja Paroquial: 1950 / 1951 - obras de conservação na igreja e adro; 1997 - recuperação da cobertura, pintura da fachada, arranjo das portas, reparação dos soalhos e substituição de cantaria na nave; 1998 - recuperação da torre; 1999 - remodelação das pinturas dos tectos e obras gerais de conservação no restante interior; 2008 – substituição do soalho da nave central e capela- mor.
Esta paróquia tem como limites: a Norte, a Ribeira da Cruz; a Sul a Ribeira de São Pedro; a Leste a Serra Comunitária; e a Oeste a Rocha do Mar. Na altura da sua criação, tinha 1875 paroquianos e era pároco da freguesia o Padre Silvano Sousa Jardim, natural de São Vicente.
Na igreja paroquial, situada a uma altitude de 498 metros, podemos salientar duas peças de arte sacra de grande valor: um cálice em prata do século XV, que estava na fortaleza de São Lourenço, supondo-se ter sido entregue por José Silvestre Ribeiro, primeiro governador da Madeira, em 1856 aquando da demolição da capela do Palácio de São Lourenço e outro cálice custódia de prata dourada, de meados do século XVII.