sábado, 10 de outubro de 2009

IGREJA PAROQUIAL DA PONTA DO PARGO
ARCIPRESTADO DA CALHETA
DIOCESE DO FUNCHAL

CATEQUESE











Acolhimento da Imagem Peregrina em Assembleia Diocesana






Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009







A Imagem chegará ao Aeroporto da Madeira no voo TP 1639, proveniente de Lisboa, com chegada prevista para às 18h55. A Imagem é levada "em mãos" até ao exterior, em direcção ao Papa Móvel, que estará estacionado à saída do Canal Vip e que a transportará até ao Funchal. Fica pousada sobre uma mesa. No espaço do estacionamento da Zona Vip, concentrar-se-ão as pessoas. O Senhor Bispo saudará os presentes e entoar-se-ão alguns cânticos a Nossa Senhora.
A Imagem é então colocada no interior do veículo.
O Papa Móvel, com escolta policial, partirá em direcção à Praça do Município, seguido por um cortejo de carros. Os Sacerdotes paramentam-se na Sacristia da Igreja do Colégio. Alva e estola branca.



Às 20h30 terá início a recitação do "Terço Vivo", encenado por jovens, seguido de procissão das velas até ao Adro da Catedral, ao longo do seguinte percurso:




Largo do Município - Rua Câmara Pestana - Avenida Zarco - Avenida Arriaga (faixa norte) - Rotunda do Infante (contornando-a pela esquerda) - Rua Cónego Jerónimo Dias Leite - Avenida das Comunidades Madeirenses ou Av. Do Mar (faixa norte, até ao Palácio de São Lourenço) - Subida na Avenida Zarco (até à estátua de Zarco) - Avenida Arriaga (sobre o passeio) - Adro da Catedral.
No Adro da Sé, teremos ainda alguns cânticos marianos e orações. Seguidamente, a Imagem Peregrina entra na Catedral, onde permanecerá até ao dia 18 de Outubro, Domingo.
No Domingo, 18 de Outubro, às 16h00, o nosso Bispo D. António Carrilho preside à Eucaristia, comemorativa também do Aniversário da Dedicação da Catedral, com a cerimónia de envio dos Catequistas e Professores de Educação Moral e Religiosa Católica. Após a Missa, sensivelmente pelas 17h30, organizar-se-á uma caravana, também com a participação dos Associados do Clube de Motards da Madeira, que conduzirá a Imagem Peregrina até à Igreja da Fajã do Penedo. Prevê-se, igualmente, uma largada de pombos antes da despedida.



Neste evento irão participar jovens da Catequese e M.E.C.+M. da Ponta do Pargo.