domingo, 5 de abril de 2009

O QUE É A QUARESMA?

IGREJA PAROQUIAL DA PONTA DO PARGO
ARCIPRESTADO DA CALHETA
DIOCESE DO FUNCHAL
CATEQUESE
O QUE É A QUARESMA?






MUDANÇA DE VIDA


A Igreja exorta-nos a escutar a Palavra de Deus, que nos convida a seguir Jesus Cristo, o homem perfeito. Contemplando o jeito de viver de Jesus, vamos percebendo que é no seu seguimento que está a felicidade que buscamos. Este é um tempo propício para conhecermos, amarmos e seguirmos com mais fidelidade a Jesus Cristo.
A Igreja convida-nos também a um amor fraterno com mais qualidade. Este é o tempo de nos libertarmos de ódios e rancores, de egoísmos e maldades, para experimentarmos a alegria de amar e de perdoar, de servir e de fazer o bem. Temos mais uma vez como modelo Jesus Cristo, que por nós deu a vida, antes de alcançar a glória da Ressurreição.




QUARENTA DIAS


A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número 40 na Bíblia. Nesta, fala-se dos 40 anos do caminho do povo de Deus no deserto, dos 40 dias de Moisés e Elias na montanha, dos 40 dias que passou Jesus no deserto.
Este número significa o tempo da nossa vida sobre a terra com provações e sofrimentos. É um tempo em que carregamos a nossa cruz com alegria, na esperança de alcançarmos a glória da ressurreição.