domingo, 12 de abril de 2009

A Via Sacra celebrada na Paróquia da Ponta do Pargo

IGREJA PAROQUIAL DA PONTA DO PARGO
ARCIPRESTADO DA CALHETA
DIOCESE DO FUNCHAL
CATEQUESE








A Via Sacra celebrada na Paróquia da Ponta do Pargo




A VIA SACRA



A Via Sacra é uma oração que tem como objectivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra.


Na passada Sexta-feira Santa, dia 10 de Abril de 2009, quinze crianças e adolescentes dos diversos “anos catequéticos” da Paróquia da Ponta do Pargo, com a colaboração dos catequistas dos 7º e 9º anos, celebraram a VIA SACRA, através da apresentação em PowerPoint, das 14 estações que nos ajudam a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.



O objectivo desta iniciativa foi Rezar a Via Sacra, revivendo na mente e no coração, a grandeza do Amor de DEUS, que para Salvar e Redimir a humanidade de todas as gerações, entregou o seu Divino FILHO em holocausto, como Vítima Perfeita para lavar os pecados de todos nós!



O evento decorreu entre as 14h15 e as 14h45, onde estiveram presentes, algumas dezenas de paroquianos da comunidade local.
No encerramento da VIA SACRA, toda a assembleia foi convidada a participar nas orações, que de imediato colaboraram com as crianças e adolescentes da catequese.
Posteriormente, seguiu-se um momento de adoração e oração, a que deu lugar à Celebração da Paixão do Senhor.
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes.